A fraude de pagamento online está se tornando cada vez mais comum na Índia, à medida que um número crescente de usuários está usando aplicativos UPI e carteiras eletrônicas para fazer pagamentos digitais. De acordo com dados analisados pela National Payments Corporation of India (NCPI), o número total de transações UPI ultrapassou 4,53 bilhões em fevereiro de 2022. Mais e mais pessoas estão usando aplicativos de pagamento online e carteiras eletrônicas para realizar transações no país, mesmo pessoas em as áreas rurais agora são afetadas pelo golpe e-UPI. Os criminosos estão melhorando no uso de técnicas de engenharia social e enganando os usuários para que enviem solicitações de pagamento para suas carteiras UPI. A maioria dos bancos comerciais, parceiros de empréstimo e a comunidade de desenvolvimento de aplicativos UPI alertam os usuários sobre esse golpe e realizam campanhas de conscientização cibernética para educar os usuários. Em última análise, tudo se resume ao bom senso identificá-los e evitá-los. No entanto, às vezes, novos usuários perdem essas verificações e pagam acidentalmente aos golpistas.
Você sabia? Existem mais de 80.000 reclamações de fraude UPI todos os meses na Índia
O que é fraude de aplicativo e-UPI?
A pandemia de coVID-19 inspirou muitas empresas a mudar para a rota digital, o que significa que mais e mais clientes estão realizando transações on-line. A maneira mais fácil de fazer pagamentos sem dinheiro por meio de telefones celulares é usar o aplicativo UPI. Os aplicativos E-UPI conectam-se a contas bancárias e facilitam transações em tempo real em segundos. .E a fraude e-UPI é uma fraude associada a esses aplicativos A boa notícia sobre o uso desses aplicativos é que eles são projetados com recursos de segurança e proteção integrados No entanto, nenhuma tecnologia é perfeita e, em última análise, compartilhar dados confidenciais com pessoas de fora é qualquer envolvimento os aplicativos se tornam de responsabilidade exclusiva dos usuáriosComo evitar fraudes de pagamento on-line na Índia
A melhor maneira de evitar fraudes de pagamento digital na Índia é estar ciente das últimas tendências de golpes online. A fraude de pagamento online por meio do aplicativo uPI está se tornando mais sofisticada, dificultando a detecção À primeira vista, as solicitações de pagamento podem parecer normais, e os golpistas se passam tão bem por entidades e indivíduos oficiais que os usuários caem em seus truques. Abaixo estão algumas maneiras comuns pelas quais os golpistas obtêm informações confidenciais, juntamente com as etapas que você pode seguir para se proteger deles:
Golpes de phishing
Golpes de phishing são onde os invasores criam sites falsos e os fazem parecer oficiais Os golpistas enviam links de pagamento para esses sites por meio de texto ou SMS e as pessoas caem na armadilha depois de clicar. Esses links de pagamento enviam solicitações para o aplicativo UPI e debitam dinheiro da carteira eletrônica, se aprovados.
Golpes envolvendo o compartilhamento de PIN UPI ou OTP
Muitos fraudadores ligam para os clientes e pedem que compartilhem um UPI OTP enviado ao telefone para obter suporte ao aplicativo. Em alguns casos, o golpista pode se passar por um representante do banco e solicitar que o cliente revise seu histórico de transações. Durante o processo, eles podem pedir para redefinir o PIN UPI e perguntar qual é o PIN atual definido e, assim, enganar os usuários. Lembre-se de que os golpistas tendem a ser muito inteligentes e têm o dom de enganar os usuários para que forneçam informações confidenciais por telefone. A equipe de suporte do banco ou do aplicativo UPI nunca faz ligações para os clientes solicitando esses detalhes. A melhor prática é ignorar ou evitar ligações telefônicas de pessoas que afirmam estar ligando em nome de empresas que operam carteiras eletrônicas na Índia.
Leitura de código QR
Os fraudadores enviam aos clientes um código QR e pedem que eles o digitalizem durante o checkout. Quando um usuário usa o aplicativo UPI para verificar, ele inicia automaticamente uma transação. No entanto, os aplicativos UPI geralmente não permitem que os comerciantes gerem e enviem códigos QR para receber dinheiro. Se você receber tal solicitação, ignore-a.
Nome UPI enganoso
Muitos golpistas usam as palavras ‘UPI’ ou ‘BHIM’ no final de seu identificador para fazer com que seus IDs UPI pareçam confiáveis. Os usuários geralmente acham que os endereços que terminam com @disputesNCPI ou @paymentsBHIM_service são autênticos. Os golpistas criam IDs UPI falsos e permitem que os usuários divulguem informações confidenciais pagando nessas contas.
Fraude de UPI de mídia social
Outra fraude comum nas carteiras UPI é o golpe UPI de mídia social. Os usuários são solicitados a instalar um aplicativo de compartilhamento de tela como o TeamViewer em seu telefone e manter seu cartão de crédito/débito na frente da webcam para verificação. Depois disso, o golpista pede que eles compartilhem o UPI OTP, que eles recebem por SMS, para concluir o processo de verificação. Depois que os usuários compartilham os detalhes, o dinheiro é retirado de sua conta.
Fraudes por SMS
Você pode receber um texto em seu telefone solicitando que você atualize suas credenciais de login da UPI ou atualize o aplicativo, incluindo um link. Clicar em links maliciosos no texto SMS pode infectar seu telefone com malware ou baixar vírus. Os invasores obtêm acesso financeiro não autorizado à sua conta quando você usa o link para saber o que fazer e corre o risco de ser bloqueado. A melhor solução é ignorar esses textos e não abri-los. Sempre atualize seu aplicativo UPI e espere os desenvolvedores lançarem patches. Visite o site oficial e verifique as últimas notícias em caso de dúvida.
Outros prós e contras
Não compartilhe dados pessoais como o número do seu cartão de crédito/débito, UPI OTP, PIN etc. com ninguém.
Não abra links de pagamento UPI suspeitos enviados a você em e-mails. Se a linha de assunto ou o remetente for alguém que você não conhece, não interaja com eles. Responda apenas a e-mails oficiais diretamente de desenvolvedores de aplicativos e bancos
É importante lembrar que você nunca compartilha seu PIN UPI quando alguém deseja enviar dinheiro e seu ID UPI não exige um PIN para receber pagamentos digitais.
Não use números de suporte ao cliente listados em sites de mídia social e fóruns da Internet para sua UPI. Visite sempre o site oficial e entre em contato conosco
Não atenda chamadas telefônicas de chamadores ou locais não verificados. Se alguém afirma ser um representante do banco, ignore-o. Se você entrar em contato com um golpista, anote seu número de telefone em um papel e denuncie à delegacia de polícia mais próxima.
Se você foi enganado, colete seu ID de transação UPI, detalhes, número do cartão de crédito/débito e visite o departamento de crimes cibernéticos mais próximo para reclamar. Apresente um FIR na delegacia e contate imediatamente as autoridades bancárias para reverter a transação. Se um golpista entrar em contato com você por telefone, grave sua ligação para ter a prova do golpe.
Mantenha uma captura de tela do seu histórico de transações para que você possa recuperá-la e encaminhá-la ao banco caso seja enganado. Nunca publique suas informações de contato e UPI em mídias sociais ou sites, pois os fraudadores podem ver e acessar suas postagens.
Se você receber um alerta de spam em seu telefone do aplicativo UPI, não o ignore. Leia e esteja ciente do que está acontecendo, pois os desenvolvedores de aplicativos tentam informar os usuários por meio desses alertas de notificação.
Conclusão
Agora que você está ciente de como os aplicativos UPI são usados e as rotas que os invasores costumam seguir para roubar dinheiro, você pode tomar medidas para evitá-los. Sempre tenha cuidado ao interagir com estranhos e online se você não os conhece pessoalmente. Não forneça detalhes financeiros. Em caso de dúvida, verifique o site do desenvolvedor do aplicativo para obter as últimas tendências de crimes cibernéticos que acontecem no aplicativo. Siga o livro para atualizações mais recentes, blogs de notícias e artigos sobre Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME), Dicas de Negócios, Imposto de Renda, GST. , folha de pagamento e contabilidade.
Por favor, informe o caso ao banco emissor do seu cartão ou entre em contato com o Cybercrime mais próximo Envie um e-mail para cybercell@khatabook.com para relatar o caso.
Importante: Não compartilhe OTP, PIN ou qualquer outro código recebido por SMS ou outros canais. Nunca compartilhe seu número de conta ou detalhes de cartão de crédito e débito em plataformas públicas.
perguntas frequentes
P: Quantas fraudes de UPI ocorrem todos os meses na Índia?
Responda:
Mais de 80.000 incidentes de fraude de pagamento online por meio de UPI são relatados todos os meses.
P: Quais são os números da linha de ajuda gratuita da UPI para os principais aplicativos de pagamento online na Índia?
Responda:
O número da linha de ajuda gratuita da BHIM é 18001201740. PayTM tem uma linha de ajuda 24X7 que pode ser discada em 0120-4456-456. A equipe de suporte ao cliente do phonePe está disponível em 080-68727374 e o suporte de atendimento ao cliente do Google Pay pode ser contatado em 1-800-419-0157. O número de telefone de atendimento ao cliente BharatPe é 088825 55444
P: O que você deve fazer quando receber uma ligação de um golpista?
Responda:
Muitos aplicativos têm suporte integrado para relatar solicitações de transferência de dinheiro UPI fraudulentas ou não autorizadas. Você pode tirar proveito disso. O próximo passo seria gravar seus telefonemas e relatar a conversa ao banco e às autoridades legais com todos os detalhes necessários. Evite revelar informações confidenciais como seu nome, detalhes do emprego, PIN UPI, número da conta bancária etc. durante a conversa.
P: Como faço o download de um bom aplicativo UPI?
Responda:
Você nunca deve baixar aplicativos UPI de sites não oficiais ou fóruns da Internet, pois os golpistas podem criar seus próprios aplicativos e implantá-los para roubar informações. Sempre visite a Google Play Store ou a iOS Store e baixe aplicativos de fontes verificadas. Os aplicativos uPI também costumam notificar os usuários sobre solicitações de pagamento de pessoas desconhecidas, portanto, certifique-se de não respondê-las e não aprová-las se for alertado.
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